sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Feedback

por Felipe Pereira
Feedback é um processo de alimentação que ocorre através do fornecimento de informações críticas para o ajuste de desempenho e performance de uma pessoa. Devemos entender por informação critica aquela que é crucial para o aperfeiçoamento do desempenho. Então o feedback não é uma opinião que expressa sentimento ou emoção, mais sim um dado de comportamento ou realização com base em parâmetros claros e objetivos verificáveis.
O feedback tem como principal objetivo ajudar as pessoas a melhorar seu desempenho e performance através de informações obtidas. Feedbacks devem ser utilizados para ações de parabenização ou para falar de algum erro, porém a prática do feedback deve ser sempre usada de forma construtiva. Um feedback bem aplicado diminuirá tensões que possam chegar a um nível mais critico dentro da empresa.
Para que o feedback tenha êxito são necessárias duas condições essenciais: relações de confiança e respeito entre as partes, para que profissionais, quando recebam um feedback, não apenas entendam o que fazer para melhorar o desempenho profissional, mas também o coloque em prática.
Profissionais eficientes devem dar feedbacks todos os dias. Isso significa distribuir elogios merecidos, observações neutras e até um aviso mais sério. O ideal é que os aspectos positivos se sobreponham a todos os outros, afinal ninguém esquece os elogios recebidos. Elogie sempre que surgir oportunidade e não guarde seus comentários apenas para poucos momentos de brilho ou resultados excepcionais.


Fontes:

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