segunda-feira, 11 de março de 2013

Marketing Pessoal como motivação para o sucesso

por Fabrício Santos

Hoje me dia, para trilhar o caminho para o seu sucesso dentro de sua vida e com os seus relacionamentos interinstitucionais é necessário mais que um currículo cheio de habilidades e competências adquiridas durante um longo tempo, é necessário uma riqueza de conhecimentos sobre como expor as suas principais qualidades na busca do que você almeja. Isto chamamos de ‘saber fazer o seu marketing pessoal’.

Um dos principais métodos para a expressão do seu marketing pessoal é a comunicação interpessoal, que vai desde saber se portar em público quanto a como tratar as pessoas ao seu redor.
           
Vários aspectos devem ser observados na prática de sua comunicação interpessoal, dentre eles, segundo o site www.algosobre.com.br :
·         criar empatia com as pessoas, seus sentimentos e pensamentos desde o primeiro momento da conversação;
·         observar o tom de voz para adequá-lo à maneira de ser da outra pessoa;
·         utilizar uma postura corporal amigável e coerente com a mensagem que estivermos passando;
·         observar a reação das pessoas à nossa comunicação e modificar a maneira de agir sempre que não estivermos obtendo um resultado satisfatório.

Devemos estar sempre atentos à forma como nos expressamos, procurar expressar nossas qualidades e mostrar que os nossos pontos fortes são totalmente positivos.

Segundo Max Gehringer, na série “Emprego de A a Z”, exibida em 2011 pelo Fantástico, da Rede Globo, existem 10 dicas essenciais para que se obtenha sucesso na sua vida profissional usando diretamente seu marketing pessoal.

1.º Liderança
Ter voz de comando é muito importante para qualquer empresa. Mas se você têm capacidade de ajudar os outros e conseguir bons resultados, além de ser um formador de opinião, a empresa logo perceberá estas qualidades.

2.º Confiança
Você precisa ser uma pessoa respeitada não só pelos seus superiores, como também pelos seus colegas de trabalho. Conseguir a confiança deles é muito importante para seu crescimento profissional.


3.º Visão
Uma pessoa tem quer saber o que está fazendo e porquê está fazendo e sugerir mudanças que ajudem na melhoria de condições de trabalho dela própria como também dos colegas. É tentar ter boas ideias para a melhoria da empresa de uma forma geral.

4.º Espírito de Equipe
Ajudar os colegas, mesmo que eles não peçam ajuda. Afinal, está cada vez mais difícil encontrar pessoas que façam isso.

5.º Maturidade
É saber resolver os problemas e conflitos por si só, evitando assim intervenções de outras pessoas. Mas lembre-se que conseguir resolver um problema é não criar mais problemas a partir daquele.

6.º Integridade
Fazer seu trabalho sem prejudicar ninguém. É claro que existem pessoas que realmente fazem “de tudo” para poder passar na frente dos “concorrentes”, porém você não precisa se igualar. Ter vontade de fazer é uma coisa, já colocar em ação é outra completamente diferente. Além de a empresa ficar com uma péssima impressão de pessoas que criam situações para prejudicar outras... Ter ambição, todos têm. Mas é preciso tomar cuidado para ela não virar uma ambição excessiva e acabar prejudicando a si própria.

7.º Visibilidade
Ser ativo na empresa e sempre estar contribuindo, mesmo que aparentemente não se ganhe algo em troca, pode trazer boas promoções e visibilidade na empresa.

8.º Empatia
Saber reconhecer o trabalho de outras pessoas e reconhecer o mérito e qualidades dos outros.

9.º Otimismo
Não é ter um otimismo burro e sim um otimismo com causa, pois muitas vezes o estresse do trabalho tende a fazer com que nós vejamos as coisas piores do que realmente são. Então se mantenha calmo e analise as situações com calma. Não seja o primeiro nem o segundo a se desesperar com a situação.

10.º Paciência 
Tenha calma, pois mesmo colocando em prática todas as dicas não irá ser de um dia para outro que você vai conseguir um aumento de salário ou uma promoção. Há de se pensar que certas coisas podem não sair como o esperado, por isso é muito importante ter calma, principalmente jovens recém-formados que acabam de entrar em uma empresa em uma semana e na outra já estão pensando porquê ainda não foram promovidos.

Max Gehriguer ressalta também “Quem têm um bom Marketing Pessoal em uma boa empresa, sempre ganha atenção da chefia e o apoio dos colegas. Já numa empresa medíocre, a mesma pessoa pode ser vista como uma ameaça. Neste caso não adianta tentar mudar a empresa e, sim, mais sábio trocar de empresa”.

segunda-feira, 4 de março de 2013

O ABC do bom profissional

por Fernando Macedo Ribas e João Pedro Mendes (POSIGRAF)


Saber ser um bom profissional não é, de modo algum, tarefa fácil. Pode-se mesmo dizer que é uma tarefa que exige esforço contínuo e empenhamento constantes. É um caminho longo, mas necessário se queremos ser bem sucedidos na nossa carreira e reconhecidos pelo trabalho que desempenhamos. Letra a letra, as características essenciais do bom profissional.
Ambicioso:
Ter ambição é uma característica fundamental num bom profissional ou em quem luta para conseguir ser um. Ambição tem a ver com empenho e com a vontade de querer sempre um pouco mais.
Bem disposto:
Saiba sorrir e ser amável para com todas as pessoas que o rodeiam, quer trabalhem consigo diretamente quer não. A boa disposição é essencial para garantir um bom ambiente de trabalho. Entre no seu escritório sempre com um sorriso nos lábios.
Criativo:
Ter sempre uma ideia na manga, pronta a ser usada, mostra que você é uma pessoa sempre atenta e com soluções para os problemas que vão surgindo. Tente ter a ideia certa no momento certo para não correr o risco de surgir com ideias ultrapassadas.
Dinâmico:
Ninguém gosta de ter na sua empresa alguém parado e que precisa pedir licença a uma mão para mexer a outra. Dinamismo é sinônimo de produtividade.
Eficiente:
Quem não gosta de ter o trabalho feito dentro dos prazos estabelecidos? Tenha sempre o trabalho pronto a tempo e bem feito e vai ver como o seu chefe vai ficar supersatisfeito.
Feliz:
Um empregado feliz é um empregado que veste a camisa da empresa que trabalha. Encara cada desafio com o sorriso nos lábios e sente o seu local de trabalho como uma segunda casa.
Gentil:
Saber ser amável e gentil para com as pessoas que o rodeiam é uma característica que será seguramente bastante apreciada. Não seja de atropelos e saiba ter sempre uma palavra amiga para os seus colegas.
Honesto:
Não roube as ideias dos seus colegas. Tenha ideias próprias e saiba dar a mão à palmatória quando os seus colegas têm ideias pertinentes e interessantes.                                                                            Inteligente:
Tente ser inteligente e tomar decisões. Saiba tomar a decisão mais acertada quando os problemas apertam e tenha jogo de cintura para contornar situações difíceis.
Justo:
Elogie sempre vir um bom trabalho, mas saiba também ser crítico quando for preciso.
Lutador:
Tenha sempre em vista um objetivo bem preciso e lute até o conseguir concretizar. E sempre que concretizar um estabeleça outro e mais outro. Lute pelos melhores trabalhos, lute por ser um trabalhador cada vez mais eficiente, lute por um melhor salário, lute!
Meticuloso:
Nunca deixe que um pormenor qualquer falhe no seu trabalho. Veja e reveja tudo o que lhe pedirem para fazer de modo a que nada falhe.
Notável:
Tente fazer sempre um bocadinho mais do que lhe pedem. Notabilize-se dentro da sua equipe de trabalho pelo seu constante bom desempenho.
Organizado:
Arranje um método de trabalho que o ajude a alcançar bons resultados. Tenha sempre as pastas ordenadas, o seu computador limpo, os seus dossiês em ordem.
Perspicaz:
Tente ter o seu sexto sentido sempre alerta para as melhores oportunidades. Sempre que lhe "cheirar" a um bom negócio, avance!
Querido:
Seja um bom colega e saiba deixar nas pessoas com quem trabalha a melhor imagem possível. Deste modo você foge de possíveis difamações ou armadilhas que lhe possam querer pregar.
Responsável:
Esta é uma qualidade imprescindível para quem quer ser distinguido como um bom profissional. Tenha a sua agenda sempre bem organizada, saiba fazer um bom trabalho dentro dos prazos que lhe são dados, seja sempre pontual nos seus compromissos profissionais.
Sensato:
Tenha os pés na terra e não se deixe levar por devaneios ou por projetos demasiado audaciosos. Tenha a sensatez de nunca dar um passo maior que a perna tendo sempre a noção do que consegue realmente fazer. É preferível fazer pequenas coisas, mas fazê-las bem feitas do que querer fazer demais e depois não conseguir.
Trabalhador:
Mostre constantemente empenho e dedicação ao trabalho. Faça com que toda a gente veja que você é extremamente esforçado, que mesmo quando não sabe se esforça por aprender porque quer saber sempre mais e faz questão de concluir sempre bons trabalhos.
Utópico:
Ser utópico não é, necessariamente, uma coisa má. Significa apenas que você sonha em conseguir concretizar cada vez mais e melhor, em dar o tudo por tudo pela sua empresa.
Visionário:
Seja uma pessoa de visão e esteja sempre alerta para novas oportunidades ou desafios. Saiba ver o que pode trazer melhores resultados para a sua empresa. Tente ver boas oportunidades naquelas pequenas coisas que os outros negligenciam.
X-men:
Não queira ser mais do que você consegue e não se arme em super-herói.
Zeloso:
Seja cuidadoso com tudo o que envolve o seu trabalho de modo a que nunca seja apanhado no meio de pormenores que possam prejudicar seriamente o seu trabalho.
Com base no texto, concluímos que por mais que não seja fácil ser um bom profissional, não é impossível. Temos sempre que lembrar destas pequenas informações para que possamos ter um bom desempenho em nossas funções, visando sempre conseguir um bom aproveitamento para nossa empresa. Nunca se esquecendo de sempre manter o foco e tentar ter o melhor desempenho possível, mesmo quando não somos reconhecidos por nosso trabalho, temos que lembrar de nunca desanimar, pois nosso futuro somos nós que fazemos!


Referência:


sexta-feira, 1 de março de 2013

Economia

por Luisa Gonçalves Eing Galkowski e Marcelo da Conceição Candido
A economia consiste em planejar a situação financeira da instituição tanto quanto pessoal, influencia diretamente na sociedade evitando possíveis desastres econômicos. É a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.

A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir. Cada vez mais, esta ciência é aplicada a campos que envolvem pessoas em decisões sociais, como os campos religioso, industrial, educação, política, saúde, instituições sociais, guerra, etc.

A macroeconomia estuda o desempenho global, ou seja, a economia como um todo. Produção de bens e serviços, taxas de inflação, taxas de desemprego, poupança, consumo, investimentos e governo. É a economia das cidades, nações, dos grandes sistemas econômicos. É ela que estuda e propõe soluções, por exemplo, para situações de desemprego em massa ou grandes crises de um dado mercado.

Além dos resultados da atuação desta ciência em questões diretamente a ela ligadas, como dinheiro ou produção ou mercado financeiro, a economia influencia diretamente e indiretamente outras áreas da sociedade, seja a política, que está a ela intimamente ligada, e a qualidade de vida das pessoas.