GERAÇÃO Y
por FLAVIA PEREIRA S. OLIVEIRA

Os jovens da geração Y são egocêntricos, imediatistas e mais impulsivos do que os jovens das gerações anteriores. São seres humanos mais individualistas, cultuam a si próprios, sendo quase narcisistas. A forma como se comportam nas redes sociais comprova tal avaliação. Quando entram no mercado de trabalho, têm expectativas irreais, são ansiosos e pouco tolerantes. Essa geração deve piorar o mundo ao longo das décadas, pois são pessoas que têm um conceito de sociedade diferente, preferem o contato pela internet ao contato físico, suas discussões são sempre superficiais e mudam de assunto freqüentemente. São jovens que se concentram pouco nas coisas, pois fazem muitas atividades simultaneamente. São jovens com a cabeça aberta, mais informados e antenados com o que acontece no mundo, mais flexíveis e curiosos, parecem se divertir sempre e estão muito mais preocupados com o meio ambiente e a sustentabilidade.
São pessoas que não abraçam o radicalismo, que escutam mais e são muito menos preconceituosos do que qualquer geração anterior. São mais investigativos e não aceitam as coisas porque “são assim”. É uma geração que cultua a colaboração e o relacionamento, que valoriza a velocidade, pois o mundo está aí “para ser curtido”.
Eles não têm tempo a perder. Procuram sempre fazer as coisas de maneira diferente. São empreendedores. Gostam da customização, da personalização e não curtem a massificação. São capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Adoram tecnologia, porque ela aproxima pessoas e quebra barreiras.
No ambiente de trabalho, os jovens Y querem trabalhar felizes e buscam oportunidades. Eles são tolerantes quando acham que vale a pena, mas não têm pena de mudar de trabalho se acham que o patrão não vai dar chance a eles. Para a geração Y, trabalho e emprego são coisas diferentes. Para muitos, são eles que “contratam” as empresas, e não o contrário. Enfim, os jovens estão balançando valores antigos da sociedade e muitos deles realmente já mereciam ser balançados há tempos. Os jovens da geração Y são a melhor notícia que a sociedade humana já teve.
Leia mais em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário