por Aline Vieira
Imagem extraída de: http://www.ctef.com.br/tec-seg-trabalho.html
O Brasil é o quarto país no mundo em número de acidentes fatais. A previdência social mostra que ocorre cerca de uma morte a cada 3,5 horas de jornada diária. As leis quanto à segurança mudam constantemente, visando à melhora das condições de trabalho, mas infelizmente a real mudança muda lentamente.
A consolidação das leis trabalhistas foi criada em 1943, o que foi de fundamental importância para as condições do trabalhador. Também surgiram ramificações da CLT, citadas como Normas Regulamentadoras(NR), que determinam leis para as empresas e responsabilidades para o empregador e para o empregado. Atualmente existem 35 NR. A NR relacionada ao trabalho em altura foi criada esse ano.
Os pontos a melhorar são muitos: falta conscientização, diversos trabalhadores não têm o devido treinamento, os investimentos são terrivelmente pequenos, as empresas operam somente visando cumprir as normas (pois caso venham auditores, a empresa é multada).
Essa visão precisa ser mudada urgentemente. Temos que investir na prevenção e não somente usar EPI (Equipamentos de Proteção Individual) porque somos obrigados, mas usar pensando em nosso bem-estar. Qualidade de vida é essencial.
Saiba mais em:
Brasil é o quarto país com mais acidentes fatais no trabalho (Revista Proteção)
Nenhum comentário:
Postar um comentário