segunda-feira, 11 de março de 2013

Marketing Pessoal como motivação para o sucesso

por Fabrício Santos

Hoje me dia, para trilhar o caminho para o seu sucesso dentro de sua vida e com os seus relacionamentos interinstitucionais é necessário mais que um currículo cheio de habilidades e competências adquiridas durante um longo tempo, é necessário uma riqueza de conhecimentos sobre como expor as suas principais qualidades na busca do que você almeja. Isto chamamos de ‘saber fazer o seu marketing pessoal’.

Um dos principais métodos para a expressão do seu marketing pessoal é a comunicação interpessoal, que vai desde saber se portar em público quanto a como tratar as pessoas ao seu redor.
           
Vários aspectos devem ser observados na prática de sua comunicação interpessoal, dentre eles, segundo o site www.algosobre.com.br :
·         criar empatia com as pessoas, seus sentimentos e pensamentos desde o primeiro momento da conversação;
·         observar o tom de voz para adequá-lo à maneira de ser da outra pessoa;
·         utilizar uma postura corporal amigável e coerente com a mensagem que estivermos passando;
·         observar a reação das pessoas à nossa comunicação e modificar a maneira de agir sempre que não estivermos obtendo um resultado satisfatório.

Devemos estar sempre atentos à forma como nos expressamos, procurar expressar nossas qualidades e mostrar que os nossos pontos fortes são totalmente positivos.

Segundo Max Gehringer, na série “Emprego de A a Z”, exibida em 2011 pelo Fantástico, da Rede Globo, existem 10 dicas essenciais para que se obtenha sucesso na sua vida profissional usando diretamente seu marketing pessoal.

1.º Liderança
Ter voz de comando é muito importante para qualquer empresa. Mas se você têm capacidade de ajudar os outros e conseguir bons resultados, além de ser um formador de opinião, a empresa logo perceberá estas qualidades.

2.º Confiança
Você precisa ser uma pessoa respeitada não só pelos seus superiores, como também pelos seus colegas de trabalho. Conseguir a confiança deles é muito importante para seu crescimento profissional.


3.º Visão
Uma pessoa tem quer saber o que está fazendo e porquê está fazendo e sugerir mudanças que ajudem na melhoria de condições de trabalho dela própria como também dos colegas. É tentar ter boas ideias para a melhoria da empresa de uma forma geral.

4.º Espírito de Equipe
Ajudar os colegas, mesmo que eles não peçam ajuda. Afinal, está cada vez mais difícil encontrar pessoas que façam isso.

5.º Maturidade
É saber resolver os problemas e conflitos por si só, evitando assim intervenções de outras pessoas. Mas lembre-se que conseguir resolver um problema é não criar mais problemas a partir daquele.

6.º Integridade
Fazer seu trabalho sem prejudicar ninguém. É claro que existem pessoas que realmente fazem “de tudo” para poder passar na frente dos “concorrentes”, porém você não precisa se igualar. Ter vontade de fazer é uma coisa, já colocar em ação é outra completamente diferente. Além de a empresa ficar com uma péssima impressão de pessoas que criam situações para prejudicar outras... Ter ambição, todos têm. Mas é preciso tomar cuidado para ela não virar uma ambição excessiva e acabar prejudicando a si própria.

7.º Visibilidade
Ser ativo na empresa e sempre estar contribuindo, mesmo que aparentemente não se ganhe algo em troca, pode trazer boas promoções e visibilidade na empresa.

8.º Empatia
Saber reconhecer o trabalho de outras pessoas e reconhecer o mérito e qualidades dos outros.

9.º Otimismo
Não é ter um otimismo burro e sim um otimismo com causa, pois muitas vezes o estresse do trabalho tende a fazer com que nós vejamos as coisas piores do que realmente são. Então se mantenha calmo e analise as situações com calma. Não seja o primeiro nem o segundo a se desesperar com a situação.

10.º Paciência 
Tenha calma, pois mesmo colocando em prática todas as dicas não irá ser de um dia para outro que você vai conseguir um aumento de salário ou uma promoção. Há de se pensar que certas coisas podem não sair como o esperado, por isso é muito importante ter calma, principalmente jovens recém-formados que acabam de entrar em uma empresa em uma semana e na outra já estão pensando porquê ainda não foram promovidos.

Max Gehriguer ressalta também “Quem têm um bom Marketing Pessoal em uma boa empresa, sempre ganha atenção da chefia e o apoio dos colegas. Já numa empresa medíocre, a mesma pessoa pode ser vista como uma ameaça. Neste caso não adianta tentar mudar a empresa e, sim, mais sábio trocar de empresa”.

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