segunda-feira, 4 de março de 2013

O ABC do bom profissional

por Fernando Macedo Ribas e João Pedro Mendes (POSIGRAF)


Saber ser um bom profissional não é, de modo algum, tarefa fácil. Pode-se mesmo dizer que é uma tarefa que exige esforço contínuo e empenhamento constantes. É um caminho longo, mas necessário se queremos ser bem sucedidos na nossa carreira e reconhecidos pelo trabalho que desempenhamos. Letra a letra, as características essenciais do bom profissional.
Ambicioso:
Ter ambição é uma característica fundamental num bom profissional ou em quem luta para conseguir ser um. Ambição tem a ver com empenho e com a vontade de querer sempre um pouco mais.
Bem disposto:
Saiba sorrir e ser amável para com todas as pessoas que o rodeiam, quer trabalhem consigo diretamente quer não. A boa disposição é essencial para garantir um bom ambiente de trabalho. Entre no seu escritório sempre com um sorriso nos lábios.
Criativo:
Ter sempre uma ideia na manga, pronta a ser usada, mostra que você é uma pessoa sempre atenta e com soluções para os problemas que vão surgindo. Tente ter a ideia certa no momento certo para não correr o risco de surgir com ideias ultrapassadas.
Dinâmico:
Ninguém gosta de ter na sua empresa alguém parado e que precisa pedir licença a uma mão para mexer a outra. Dinamismo é sinônimo de produtividade.
Eficiente:
Quem não gosta de ter o trabalho feito dentro dos prazos estabelecidos? Tenha sempre o trabalho pronto a tempo e bem feito e vai ver como o seu chefe vai ficar supersatisfeito.
Feliz:
Um empregado feliz é um empregado que veste a camisa da empresa que trabalha. Encara cada desafio com o sorriso nos lábios e sente o seu local de trabalho como uma segunda casa.
Gentil:
Saber ser amável e gentil para com as pessoas que o rodeiam é uma característica que será seguramente bastante apreciada. Não seja de atropelos e saiba ter sempre uma palavra amiga para os seus colegas.
Honesto:
Não roube as ideias dos seus colegas. Tenha ideias próprias e saiba dar a mão à palmatória quando os seus colegas têm ideias pertinentes e interessantes.                                                                            Inteligente:
Tente ser inteligente e tomar decisões. Saiba tomar a decisão mais acertada quando os problemas apertam e tenha jogo de cintura para contornar situações difíceis.
Justo:
Elogie sempre vir um bom trabalho, mas saiba também ser crítico quando for preciso.
Lutador:
Tenha sempre em vista um objetivo bem preciso e lute até o conseguir concretizar. E sempre que concretizar um estabeleça outro e mais outro. Lute pelos melhores trabalhos, lute por ser um trabalhador cada vez mais eficiente, lute por um melhor salário, lute!
Meticuloso:
Nunca deixe que um pormenor qualquer falhe no seu trabalho. Veja e reveja tudo o que lhe pedirem para fazer de modo a que nada falhe.
Notável:
Tente fazer sempre um bocadinho mais do que lhe pedem. Notabilize-se dentro da sua equipe de trabalho pelo seu constante bom desempenho.
Organizado:
Arranje um método de trabalho que o ajude a alcançar bons resultados. Tenha sempre as pastas ordenadas, o seu computador limpo, os seus dossiês em ordem.
Perspicaz:
Tente ter o seu sexto sentido sempre alerta para as melhores oportunidades. Sempre que lhe "cheirar" a um bom negócio, avance!
Querido:
Seja um bom colega e saiba deixar nas pessoas com quem trabalha a melhor imagem possível. Deste modo você foge de possíveis difamações ou armadilhas que lhe possam querer pregar.
Responsável:
Esta é uma qualidade imprescindível para quem quer ser distinguido como um bom profissional. Tenha a sua agenda sempre bem organizada, saiba fazer um bom trabalho dentro dos prazos que lhe são dados, seja sempre pontual nos seus compromissos profissionais.
Sensato:
Tenha os pés na terra e não se deixe levar por devaneios ou por projetos demasiado audaciosos. Tenha a sensatez de nunca dar um passo maior que a perna tendo sempre a noção do que consegue realmente fazer. É preferível fazer pequenas coisas, mas fazê-las bem feitas do que querer fazer demais e depois não conseguir.
Trabalhador:
Mostre constantemente empenho e dedicação ao trabalho. Faça com que toda a gente veja que você é extremamente esforçado, que mesmo quando não sabe se esforça por aprender porque quer saber sempre mais e faz questão de concluir sempre bons trabalhos.
Utópico:
Ser utópico não é, necessariamente, uma coisa má. Significa apenas que você sonha em conseguir concretizar cada vez mais e melhor, em dar o tudo por tudo pela sua empresa.
Visionário:
Seja uma pessoa de visão e esteja sempre alerta para novas oportunidades ou desafios. Saiba ver o que pode trazer melhores resultados para a sua empresa. Tente ver boas oportunidades naquelas pequenas coisas que os outros negligenciam.
X-men:
Não queira ser mais do que você consegue e não se arme em super-herói.
Zeloso:
Seja cuidadoso com tudo o que envolve o seu trabalho de modo a que nunca seja apanhado no meio de pormenores que possam prejudicar seriamente o seu trabalho.
Com base no texto, concluímos que por mais que não seja fácil ser um bom profissional, não é impossível. Temos sempre que lembrar destas pequenas informações para que possamos ter um bom desempenho em nossas funções, visando sempre conseguir um bom aproveitamento para nossa empresa. Nunca se esquecendo de sempre manter o foco e tentar ter o melhor desempenho possível, mesmo quando não somos reconhecidos por nosso trabalho, temos que lembrar de nunca desanimar, pois nosso futuro somos nós que fazemos!


Referência:


Nenhum comentário:

Postar um comentário