quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Brainstorming

por Regiane Vieira


É formada pelos termos ingleses "brain" (cérebro) e "storm" (tempestade). O autor do método de brainstorming é Alex Osborn.
 Brainstorming seria uma tempestade de idéias,  ou seja, a criatividade em equipe. Desenvolvido para explorar a potencialidade criativa de um individuo ou de um grupo, é  muito usado principalmente em áreas de relações humanas e publicidade e propaganda.  A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas , de duas até dez pessoas, se reúnam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim ideias inovadoras que levem determinado projeto adiante.
É preferível que as pessoas que se envolvam nesse método sejam de setores e competências diferentes, pois suas experiências diversas podem colaborar com a "tempestade de ideias" que se forma ao longo do processo de sugestões e discussões. Nenhuma ideia é descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas as ideias são ouvidas e trazidas até o processo de brainstorming , que se constitui na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo de brainstorming, em uma reunião com alguns participantes da sessão de brainstorming, e assim evoluindo as ideias até a chegada da solução efetiva.
Quando se necessita de respostas rápidas a questões relativamente simples, o brainstorming é uma das técnicas mais populares e eficazes. Esta técnica vem sendo difundida e inserida ainda em diversas outras áreas, tais como educação, negócios, informática, Internet  e outras situações mais técnicas.
Há 3 principais partes no brainstorming:
  • Encontrar os fatos,
  • Geração da ideia,
  • Encontrar a solução.
Na busca dos fatos na resolução de um problema existem duas subpartes:
  • Definição do problema
  • Preparação.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário