quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

CULTURA BRASILEIRA

por Beatriz dos Santos
Foto extraida em:

Pode ser dividida em:
-RIQUEZAS CULTURAIS
A cultura brasileira surge devido à grande mistura de culturas vindas de fora e à convivência entre elas..
-ARTE RUPESTRE
            Chama-se de arte rupestre, mas na verdade são desenhos dos primeiros habitantes no mundo, sobre como era a sua vida, o que eles faziam durante o dia, a convivência entre os bandos e como eles sobreviviam naquela época.
-ARTESANATO
É a arte de produzir os seus próprios objetos, cada região do Brasil tem a sua, por exemplo:
Na região Centro-Oeste, o foco está no bordado e nas atividades relacionadas à madeira, barro, tapeçaria e trabalhos com frutas e sementes. Animais de porcelana e moringas de barro são muito comuns em Goiás e no Mato Grosso.
Nas regiões Sul e Sudeste, sobretudo nos Estados de Santa Catarina e Minas Gerais, produtos são feitos com folha de bananeira, assim como panelas, potes, moringas e jarras em cerâmicas são destaque. Minas Gerais também se destaca pelos tapetes e colchas feitos em tear manual, peças produzidas em estanho e pedras decorativas talhadas a partir dos mais diversos tipos de minério.
Nordeste se destaca pela famosa renda de bilro, no Ceará. Todas as técnicas de produção em fibras de algodão são herança da colonização portuguesa e são conservadas até hoje. Cabe mencionar a participação relevante dos trançados de palha, cestarias feitas com trançados de carnaúba, bambu e cipó.
O bordado também é muito popular na região Norte. Mas a influência indígena faz da cerâmica uma das produções mais presentes na região. Existem duas vertentes de inspiração para os artesãos: a marajoara e a tapajônica, que são estilos genuinamente indígenas, com técnicas e formas milenares. Jóias feitas de sementes e metais preciosos também são típicas do Amazonas. As atividades relacionadas a madeira e metal também são comuns.
-CULTURA AFROBRASILEIRA
            No Brasil, temos bastante influência africana por causa das muitas importações de escravos. A cultura africana no começo não era bem vinda, mas após o século XX, a população começou a aceitar mais e a se conscientizar do preconceito que estavam causando com essas pessoas. Mas essa cultura está mais concentrada na Bahia, onde há a prática da capoeira e a culinária muito marcante.
-FOLCLORE
São mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas, festas, encenações, artesanato, medicina popular, danças, música instrumental, canções (inclusive as baladas e canções de ninar) de cada região. Alguns folclores são bastante conhecidos, como o Saci Pererê, Iara e Boi da Cara Preta.
-GASTRONOMIA
            É a mistura de temperos de cada cultura que temos no Brasil, mas cada região tem seu ponto forte, por exemplo:
Região Norte: indígena misturada com a imigração européia. Pratos típicos: Pato no Tucupi, Caruru, Tacacá, Maniçoba.
Região Nordeste: as principais influências são africanas e portuguesas. Pratos típicos: acarajé, vatapá, caranguejada, buchada, paçoca, tapioca, sarapatel, cuscuz, cocada.
Região Centro-Oeste: as principais influências são africana, portuguesa, italiana e síria. Pratos típicos: arroz com pequi, picadinho com quiabo, sopa paraguaia, empadão goiano, caldo de piranha, vaca atolada.
Região Sudeste: as principais influências são: portuguesas, indígenas, africanas, japoneses, libaneses, sírios, italianos e espanhóis. Pratos típicos: tutu de feijão, virado à paulista, moqueca capixaba, feijoada, picadinho paulista, pão de queijo.
Região Sul: as principais influências são: italiana, alemã, portuguesa e espanhola, indígena. Pratos típicos: Barreado, churrasco, galeto, sopa de capeletti, arroz carreteiro, sopa catarinense.
-CULTURA DIGITAL
É uma cultura que está em constante crescimento. Devido a algumas pessoas terem aberto esse mundo restrito, houve um grande crescimento não só para o Brasil como para o mundo. Essa era digital está se tornando ferramenta básica na vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário