segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Surgimento dos Símbolos Natalinos

Todos Sabem que o natal é o dia em que se comemora o nascimento do menino Jesus e que o Papai Noel é um bom velhinho de barba branca e roupa vermelha, que nessa época sai pelo mundo dando presentes para todas as crianças que se comportaram durante o ano, porém existem alguns símbolos natalinos que nem todos sabem o porquê da existência, e foi pensando nisso que criei o post de hoje. :D
Começaremos com o Presépio, a tradição de montá-lo teve inicio no século Xlll, por São Francisco de Assis, onde quis representar o cenário do nascimento do menino Jesus. As Canções Natalinas vem lá do século lX e são cantadas até hoje na véspera de natal, representando os anjos que desceram do céu cantando, para anunciar o nascimento do filho de Deus. Existem muitas histórias diferentes para o surgimento da Árvore de Natal, uma delas é que em 1530 na Alemanha, um homem caminhava pela floresta, quando ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve, as estrelas do céu ajudaram a reproduzir a imagem que ele criou com galhos de arvores na sua casa. Além de estrelas e algodão e outros enfeites o homem utilizou velas para mostrar a bela cena que ele teria visto na floresta.
A Estrela que muitas vezes é encontrada em cima das árvores de natal simboliza a estrela que guiou os reis magos até o menino Jesus. E o famoso Papai Noel, foi inspirado num bispo chamado Nicolau. O homem de bom coração costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos de moedas próximos a chaminés das casas. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e se espalhou pelo mundo em pouco tempo. A Roupa do nosso querido velhinho, nas cores vermelha e branca com cinto preto foi criada por Thomas Nast, em 1931 uma campanha publicitária da coca-cola, mostrou o papai Noel com mesmo figurino criado por Nast, que também era as cores do refrigerante. A campanha teve um grande sucesso ajudando a espalhar a imagem do velhinho pelo mundo.


Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário