quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CURRICULUM VITAE

por Renato Wolanski

Através do curriculum vitae, surge a primeira impressão de uma empresa em relação a algum candidato. A tradução de seu nome significa “carreira de vida”, simbolizando rapidamente sua utilidade. O currículo, como é popularmente chamado, é o que mais interfere na escolha do entrevistador para aprovar algum concorrente para ocupar determinado cargo. É com base nele que, caso o currículo seja compatível com as exigências, a entrevista é feita.
Existe uma enorme quantidade de recomendações para se ter um currículo apresentável e visualmente atrativo. Entretanto, os candidatos normalmente se esquecem de que cada empresa tem sua própria cultura de avaliação, buscando perfis e aptidões diferentes. O correto é, antes de enviar os currículos de uma vez só para as empresas interessadas, fazer uma breve pesquisa sobre como funciona o método de escolha de todas elas. Através de pequenas modificações em cada cópia, buscando se adequar ao máximo ao perfil da empresa, evitam-se incompatibilidades desnecessárias.
O currículo é o que pode fazer alguém conseguir o emprego dos sonhos ou perdê-lo. É a porta de entrada que a empresa tem pela carreira profissional de uma pessoa. O máximo de conhecimentos e experiências úteis à vaga em questão deve ser listado, mas tomando o devido cuidado para não agregar informação sem utilidade para o entrevistador, afinal, não é apenas um currículo que ele precisará analisar.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário